Nova praça presta homenagem a Ayrton Senna

05/05/2017

Heloisa Ballarini

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O piloto Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1 e falecido em  maio de 1994, foi homenageado com uma praça que leva seu nome em São Paulo e inaugurada nesta segunda-feira (1). O espaço, de aproximadamente 15 mil m2, está localizado no Centro Esportivo Modelódromo, próximo ao Parque do Ibirapuera, no bairro do Paraíso.

A atração central da Praça Ayrton Se

nna do Brasil será o monumento “Velocidade, Alma e Emoção”, da artista Melinda Garcia, instalado desde 1995 na entrada do Túnel Ayrton Senna. A peça, removida do local anterior, agora será exposta em área acessível aos fãs do piloto, em ponto central da praça, elevado e ladeado pelas bandeiras do Brasil, do Estado e da cidade de São Paulo. A escultura será circundada por halos de vegetação e áreas acimentadas para que o público possa se aproximar da obra de arte.

A escultura, feita em bronze fundido e pesando 2,5 toneladas, foi totalmente restaurada e recebeu uma réplica da bandeira que a compunha - a original foi furtada em 2004. Além da peça central, a nova praça contará com uma réplica do capacete do piloto feita também em bronze fundido, mesmo material da escultura. As peças contarão com iluminação especial.

Segundo o prefeito João Doria, a praça ficou pronta em 27 dias e foi implementada com 100% de imvestimento privado, graças a uma ação conjunta entre iniciativa privada e poder público. Três novos banheiros serão construídos em adição aos quatro já existentes, um deles adaptado para portadores de necessidades especiais. A idealização e reforma de toda a estrutura da praça foi possível graças ao integral apoio da BMW/Agulhas Negras.

Heloisa Ballarini

 










Área para cães - Além da praça, outros espaços do Modelódromo também estão revitalizados. A empresa Petz, uma das maiores redes de pet shops do Brasil, foi responsável por reestruturar e revitalizar o ParCão, área com cerca de 2 mil m2 exclusiva para cachorros. O espaço destinado aos animais conta com pista de agility para cães de diversos portes, obstáculos de diversão, cercas de segurança, área de convivência para os donos dos cachorros e bebedouro para animais.

O Modelódromo também será beneficiado. Frequentado por praticantes de modelismo, comporta o maior ferrorama do mundo, além de pista de autorama e áreas para aeromodelismo e nautimodelismo. A prática dessas atividades promete ganhar mais visibilidade com a revitalização do complexo.

A Praça Ayrton Senna do Brasil e C.E. Modelódromo funcionarão diariamente das 8h às 20h.

TROQUE DE SUBPREFEITURA

Voltar para Home
DE OLHO NA RUA -

Problema? Curiosidade?
Reclamação? Anote, fotografe

5

Reclamações publicadas
Mais informações sobre a região