CADERNO SP

OK

Centro Olímpico recebe mais moderna pista de atletismo do País

02/08/2010

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), localizado na zona sul de São Paulo, inaugurou sua nova pista de atletismo, que recebeu a mais alta certificação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

A nova pista do COTP, na avenida Ibirapuera, foi totalmente reformada. Além da troca de piso, também foi instalado um novo sistema de iluminação, construídos muros de arrimo, restaurado o gramado central, e instalado um sistema de drenagem e captação de água da chuva, num investimento de R$ 4,3 milhões.

A reforma foi apenas uma parte das exigências para que a pista recebesse a certificação Classe 1 da Associação Internacional de Federações de Atletismo. A análise do tipo de piso, área para aquecimento, saltos e arremessos, materiais fixos, obstáculos do fosso, tábuas de impulsão e encaixe do salto com vara completaram o processo de adequação da pista nos padrões internacionais.

O dia da inauguração da pista foi marcado pelo Festival de Velocidade e Saltos, no qual a campeã olímpica Mauren Maggi demonstrou todo seu talento no salto em distância, após o hiato de um ano, devido a uma operação no joelho. Diversos outros atletas de todo o país também participaram do festival, cujas provas contabilizaram pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo, servindo de preparação para o Troféu Brasil.

O prefeito da cidade, Gilberto Kassab, também estava presente, e aproveitou para reforçar a importância de espaços modernos para o treinamento de esportes. "Esta pista representa que estamos alcançando as nossas metas de dar ao cidadão que mora em São Paulo a oportunidade de praticar esporte em equipamentos reformados, modernos. A partir de hoje esta pista pode ser considerada uma das mais modernas do país e servirá de fomento para o esporte brasileiro", disse Kassab.

A nova pista de atletismo está agora apta para receber grandes competições, como o Campeonato Panamericano, Sul-Americano e Troféu Brasil; além, é claro, de estar disponível para o treinamento dos futuros atletas que competirão nas Olimpíadas de 2016. "O fato de nós termos uma Olimpíada em 2016 no Brasil deixa a criançada esperançosa de que as coisas estão melhorando e essa pista dará uma boa estrutura. Eles têm de ver que em 2016 o Brasil vai brilhar e que eles podem participar desse momento", disse Maurren Maggi.

TROQUE DE SUBPREFEITURA

Voltar para Home
DE OLHO NA RUA -

Problema? Curiosidade?
Reclamação? Anote, fotografe

4

Reclamações publicadas
Mais informações sobre a região