TRANSPORTE

Limite de velocidade nas marginais aumenta, mas acidentes não

27/01/2017

As marginais Pinheiros e Tietê registraram nove acidentes 48 horas após o início dos novos limites de velocidade nas vias, implementados pelo prefeito João Doria. Isso significa um acidente a cada quatro horas, resultado inferior aos dados divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de 2016, quando os limites de velocidade eram menores e que as duas vias registraram uma média de 7 acidentes por dia (somando acidentes com e sem vítimas).

De acordo com a CET, em 2016 foram registrados na Marginal Pinheiros 209 acidentes com 245 vítimas, sendo 7 fatais. Já na Tietê foram 168 acidentes com 215 vítimas, sendo 14 fatais.  A média mensal foi de 27 acidentes com vítimas na Pinheiros e 24 na Tietê. Já em 2015, foram registrados na Marginal Pinheiros 310 acidentes, com 369 vítimas, sendo 18 fatais. No mesmo ano, a Tietê registrou 303 acidentes com 371 vítimas, sendo 28 fatais. 

Entre setembro e dezembro de 2016, foram registrados 39 acidentes com vítimas graves ou gravíssimas, que não entraram no acompanhamento das vítimas fatais. A partir de agora a evolução desse número também será acompanhada pelos agentes da CET.

Porém, na quinta-feira (26) as vias registraram oito acidentes, em um dia de fortes chuvas, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. Quatro deles tiveram vítimas. Para os especialistas, porém, não dá pra fazer uma relação direta com o aumento dos limites de velocidade, pois há mais acidentes em dias chuvosos. "A pista molhada exige mais espaço para que o carro consiga fazer a frenagem. É normal que se tenha mais acidentes", disse ao jornal o engenheiro de trânsito Luiz Celio Bottura, ex-ombudsman da CET. 

Aprovação

Matéria divulgada também pelo jornal O Estado de S.Paulo na quinta-feira (26) mostra que os motoristas aprovaram o aumento dos limites de velocidade nas marginais. A imprensa, no entanto, continua se posicionando contra a medida.

Os novos limites de velocidade entraram em vigor no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. As primeiras reportagens sobre as mudanças no dia falaram de um acidente próximo à ponte Cidade Jardim, na marginal Pinheiros, por volta de 1h45. O motorista de um Corsa Classic perdeu o controle em uma pista expressa e colidiu contra a mureta de proteção. Parecia ser a história perfeita para criticar as novas medidas, não fosse um detalhe: o motorista estava embriagado, segundo relatos dos próprios agentes da CET. 

A medida de Doria foi uma promessa de campanha e causou problemas na Justiça: uma liminar cassou a decisão de aumentar os limites de velocidade. O Tribunal de Justiça de São Paulo cassou a liminar.

 

 

Veja quais são as novas velocidades das marginais:

 

Pistas expressas

- Carros e motos: de 70 km/h para 90 km/h;

- Caminhões: mantida a 60 km/h.

 

Pista central (na Marginal Tietê)

- Carros e motos: de 60 km/h para 70 km/h;

- Caminhões: mantida a 60 km/h.

 

Pistas locais

- Todos os veículos: de 50 km/h para 60 km/h;

- Faixas da direita, ao lado das calçadas e nos corredores de ônibus: mantida a 50 km/h.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar