Metrô inaugura estação com 4 anos de atraso

23/01/2018

Alexandre Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com quatro anos de atraso, foi inaugurada nesta terça-feira (23) a Estação Higienópolis-Mackenzie, que integra a Linha 4-Amarela do Metrô. A 72ª estação do Metrô de São Paulo vai funcionar inicialmente de segunda a domingo, de 10h às 15h.

A partir de 3 de fevereiro, como as demais estações da linha, passa a funcionar de domingo à sexta-feira, das 4h40 às 0h, e aos sábados, das 4h40 à 1h.

A estimativa é de que a Estação Higienópolis-Mackenzie, a 8ª em operação na Linha 4-Amarela pela Concessionária ViaQuatro, receba em média 42 mil pessoas diariamente. A extensão total do Metrô permanece de 80,4 km, já que a nova estação fica no trajeto intermediário entre as estações República e Paulista, ambas em atividade.

A Linha 4-Amarela está em operação desde 2010 e transportou no período 1,2 bilhão de pessoas. A extensão é de 8,9 km, entre as estações da Luz e Butantã. Por ela, passam em média 730 mil pessoas por dia útil.

Estão em construção, na atual fase de implantação da linha, as estações Oscar Freire, prevista para ser concluída em março deste ano; São Paulo-Morumbi, que deve estar concluída em julho; e Vila Sônia, a última a ser entregue e que deve estar finalizada em novembro de 2019.

A estação Mackenzie-Higienópolis estava prevista para ser entregue inicialmente em 2014. Porém, após um ano de atraso, o governo estadual rompeu o contrato com o consórcio Isolux Corsán-Corviam, alegando demora na conclusão dos trabalhos.

Em 2016, o consórcio ViaQuatro venceu uma nova licitação e retomou as obras. A estação terá ligação com a futura linha 6-laranja, que vai ligar a Brasilândia e a estação São Joaquim, da linha Azul. Esta linha também está com as obras atrasadas, uma vez que as empreiteiras responsáveis envolvidas na Operação Lava Jato desistiram do projeto. "As obras da linha-6 deverão ser retomadas nas próximas semanas", afirmou o governador Geraldo Alckmin.

TROQUE DE SUBPREFEITURA

Voltar para Home
DE OLHO NA RUA -

Problema? Curiosidade?
Reclamação? Anote, fotografe

3

Reclamações publicadas
Mais informações sobre a região