SAÚDE

Vila Maria e Vila Guilherme ganham CAPS Infantil

29/10/2010

Começou a funcionar na segunda-feira (1/11), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil da Vila Maria/Vila Guilherme. A unidade, que funcionará de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, atenderá casos de dependência química, psicose, autismo, entre outros problemas. Ele terá capacidade para realizar até 1.200 atendimentos médicos por mês. Com a nova unidade, a cidade alcança a marca de 62 CAPS, sendo 15 voltados para atendimento exclusivamente de crianças e adolescentes.

O CAPS Infantil Vila Maria / Vila Guilherme oferecerá assistência integral, com atendimento individual (medicamentos, psicoterápico, de orientação e outros) e em grupo (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social); atendimentos em oficinas terapêuticas, visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família e atividades intersetoriais com escolas e abrigos da região.

A equipe do CAPS Infantil, que trabalha de forma integrada com as unidades básicas de saúde e comunidade, está formada por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, auxiliares de farmácia e equipe administrativa.

Além dos consultórios de atendimento e farmácia, o CAPS conta com laboratórios de informática, cozinha experimental e brinquedoteca. Com um investimento de R$ 200 mil em reforma, mobiliário e equipamentos e R$ 35 mil em custeio mensal, o CAPS Infantil Vila Maria / Vila Guilherme foi construído em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O que são os CAPS – Os Caps  são unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, os CAPS seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferecem atenção multidisciplinar incluindo tratamento psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional e atividades comunitárias, que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social.

CAPS Infantil Vila Maria / Vila Guilherme – Av. Alberto Byington, 1.526, Vila Maria - Telefone 2207-4797.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar