Inaugurada passarela que dá acesso ao aeroporto de Congonhas

19/01/2018

HELOISA BALLARINI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (19) a passarela para os pedestres chegarem ao aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e uma praça em um dos acessos da nova estrutura (lado direito, sentido bairro). Tanto a passarela quanto a praça têm o nome do fundador e ex-proprietário da empresa aérea TAM (hoje LATAM), Rolim Amaro.

A nova passarela já está aberta para a circulação de pedestres desde o dia 26 de dezembro de 2017, medida necessária para que a estrutura provisória, montada em 2015, pudesse ser retirada definitivamente e a praça, finalizada. Parte da base dessa passarela provisória ocupava o terreno onde agora foi construída a praça.

A praça, com 262 metros quadrados, será um novo local de lazer nas imediações do aeroporto de Congonhas. Conta com mobiliário urbano personalizado em madeira, espreguiçadeiras, bancos, vegetação, banheiro acessível, paraciclo, iluminação e piso de ladrilho hidráulico. Há ainda espaço reservado para até dois foodtrucks e um ponto fixo de comércio. 

Tanto na passarela como na praça foram instaladas 14 câmeras de vigilância integrantes no projeto City Câmeras que monitoram o local 24 horas por dia.

Acessibilidade e melhorias

A nova passarela é totalmente adaptada às normas de acessibilidade vigentes, conta com dois elevadores que possibilitarão o acesso de pessoas com necessidades especiais, iluminação e cobertura em todo o percurso, rampas de acesso nas calçadas, instalação de corrimãos e guarda-corpos em duas alturas, faixa de sinalização visual fotoluminescente nos degraus das escadas, sinalização em braile e piso tátil direcional e de alerta, além de sinalizações e placas direcionais. O projeto de revitalização da passarela possibilitou ainda o aumento da altura entre a Avenida Washington Luís e a base da passarela.

A passarela é composta por um conjunto de peças metálicas, que pesam 53 toneladas e que juntas totalizam 75 metros de comprimento, ligando os dois lados da Avenida Washington Luís. Em novembro de 2017, para o içamento das estruturas foi usado um guindaste com capacidade para erguer até 100 toneladas. No mesmo mês também foram içadas as duas estruturas dos novos elevadores que darão acesso à passarela. A estrutura original da passarela, inaugurada em 1974, também foi revolucionária para sua época, utilizando pilares de concreto fabricados in loco. Empresas que participam do projeto:

TROQUE DE SUBPREFEITURA

Voltar para Home
DE OLHO NA RUA -

Problema? Curiosidade?
Reclamação? Anote, fotografe

12

Reclamações publicadas
Mais informações sobre a região