ESPORTES

Avenida Paulista terá ciclovia no canteiro central

02/09/2014

A Avenida Paulista vai receber uma ciclovia em toda a sua extensão. A via exclusiva para a circulação de bicicletas ocupará o espaço onde hoje fica o canteiro central. O projeto foi apresentado nesta terça-feira ao prefeito Fernando Haddad pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. 

"Trata-se de uma ciclovia para o uso cotidiano, uma ciclovia confortável e permanente e não uma ciclofaixa de lazer como as que temos ali aos domingos", disse o prefeito.

Segundo Tatto, o canteiro central da avenida será alargado em cerca de 25 centímetros de cada lado para facilitar a passagem de bicicletas nos dois sentidos. As oito faixas de rolamento da via serão mantidas, com alguns ajustes. Alguns trechos, próximos aos semáforos, ganharão grades para a proteção dos ciclistas.

A ciclovia será elevada em relação às faixas de rolamento. Os tanques que hoje abrigam plantas e flores serão retirados, assim como os relógios de rua distribuídos pela via. "É um canteiro impermeável, que não tem relação direta com o solo", afirmou Tatto. Ainda segundo o secretário, está prevista alteração de lugar de alguns postes de iluminação. 

As obras devem começar após a aprovação do projeto pelo prefeito e a obtenção das licenças necessárias. A previsão para a sua conclusão é de três meses, a contar do seu início. A CET, entretanto, terá de montar um planejamento para o desvio de tráfego e segurança dos pedestres que passam pela região diariamente. 

O projeto, no entanto, terá que ser avaliado por órgãos de defesa do patrimônio público, informa reportagem do jornal Folha de S.Paulo. Isso porque a via é considerada área envoltória de prédios tombados. É o caso do Masp e do Conjunto Nacional.

"O Conpresp (conselho do patrimônio municipal) informou inicialmente que, por se tratar de uma obra, precisaria de sua aprovação. Depois, disse que precisa analisar o projeto detalhado para decidir se sua anuência é necessária", diz o texto.

De acordo com o Condephaat (conselho estadual) e o Iphan (federal), a aprovação também será necessária. Os dois órgãos possuem órgãos tombados na av. Paulista.

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar