ESPORTES

Kassab quer ciclofaixa no centro também aos sábados

25/09/2012

Empolgado com a inauguração da ciclofaixa do centro histórico de São Paulo, no sábado (22), o prefeito Gilberto Kassab (PSD) decidiu que quer ver o percurso funcionando também aos sábados. "Isso vai ajudar muito a revitalização do centro", afirmou ele ao jornal Folha de S. Paulo. No domingo, 10 mil pessoas passaram pelo local. Ele já pediu à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) um estudo sobre o tema. Caso a proposta seja aprovada, ainda não há data definida para a sua implantação. Mas Kassab diz ter pressa.

O traçado que funcionaria aos sábados não teria interligação com a avenida Paulista, como aos domingos. Seria apenas um percurso de 2,5 km passando pela praça da Sé, ruas Boa Vista e Líbero Badaró e largo São Francisco.

Nesse trajeto há vários pontos históricos da cidade, como a catedral da Sé, o Pateo do Collegio, o mosteiro de São Bento, o edifício Matarazzo e a Faculdade de Direito do largo São Francisco.  No domingo, muitos usuários aproveitaram o passeio de bicicleta para fotografar pontos históricos do centro.

Agora, Kassab quer colocar monitores para orientar os turistas -de fora e da cidade- sobre esses locais. A SPTuris e a Secretaria da Cultura já foram acionadas. Os monitores têm relação também com a ciclorrota, um trajeto prioritário para ciclistas pelas ruas e calçadões do centro e que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, porque é apenas uma pintura no chão, sem a separação entre as faixas de bicicletas e de carros.

O projeto está sendo formatado e ainda não se sabe ao certo quantos monitores serão disponibilizados. Também há previsão de instalação de paraciclos (locais para guardar bicicletas) perto dos principais pontos turísticos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar