ESPORTES

Cidade ganha mais uma ciclofaixa, desta vez nas ruas e avenidas do centro

23/09/2012

Como parte das comemorações do Dia Mundial Sem Carro, ocorrido no sábado (22), a Prefeitura de São Paulo inaugurou neste domingo (23), por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego, uma nova ciclofaixa de lazer, viabilizada com o patrocínio do Bradesco Seguros. Com 9,5 km de extensão, ela vai ligar a avFábio Arantes/Secomenida Paulista, passando pela rua Vergueiro e pela avenida Liberdade, até o centro da cidade.

Assim como as demais, a nova ciclofaixa funcionará aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.  Com os novos trajetos, São Paulo passará a ter 81,5 km de ciclofaixas de lazer. Hoje, elas reúnem uma média de 100 mil pessoas a cada domingo. Elas funcionam sempre junto ao canteiro central e, no caso da Vergueiro, será montada no lugar da motofaixa
 
O percurso do centro, ao contrário dos demais, funcionará em sentido único. Por ele, os ciclistas poderão visitar pontos turísticos da cidade, como a catedral da Sé, os largos São Bento e São Francisco, o viaduto do Chá, o Pateo do Collegio, o Theatro Municipal e o Edifício Martinelli, entre outros.
 
Durante o funcionamento da ciclofaixa, as velocidades das vias serão reduzidas de 60 km/h para 40 km/h. Além disso, o trânsito foi alterado em alguns pontos e 21 linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados para viabilizar a implantação. Também foi criada uma sinalização semafórica específica para os ciclistas, visando a total segurança das bicicletas, evitando o entrelaçamento com o fluxo de veículos motorizados. A nova ciclofaixa contará com o apoio de 36 operadores de trânsito e 27 monitores de travessia.
Ciclocia Brás Leme
 
A Prefeitura de São Paulo vistoriou nesta manhã os últimos preparativos para a entrega à população da ciclovia da Avenida Brás Leme, em Santana, na Zona Norte da capital. Com 6 km de extensão, entre a Rua Marambaia e a Avenida Santos Dumont, nos sentidos Santana e Casa Verde, a nova rota, somada às demais, totaliza 188 km de ciclovias e ciclofaixas na cidade.
São duas faixas de concreto em vermelho, que serpenteiam entre as árvores e os canteiros de flores da avenida, que foram preservados.  O calçadão central da via já era amplamente utilizado para a prática esportiva e passeios pelos moradores da região. Os ciclistas que, cuidadosamente, já circulavam entre os pedestres, agora terão seu próprio espaço.

GCM recebe bicicletas elétricas
 
A Prefeitura de São Paulo entregou neste domingo, no Parque do Ibirapuera, cinco bicicletas elétricas à Guarda Civil Metropolitana, de um lote de 50 que deverão ser entregues até o próximo ano. Os GCMs ciclistas atuarão na proteção nos parques da cidade de São Paulo, como o Ibirapuera, na região Central, incluindo o Centro Histórico, praças e calçadões.
 
O objetivo de incorporar as bicicletas elétricas no policiamento comunitário é aumentar a facilidade de atuação dos Guardas Civis sem maior desgaste físico, além de diminuir a poluição sonora e atmosférica. As bicicletas elétricas têm capacidade de se locomover a até 40 km/h. Porém, por medida de segurança, os guardas atuarão com a velocidade não superior a 20 km/h. Par ao uso dos novos veículos, os agentes receberam treinamento especial no no Centro de Formação em Segurança Urbana.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar