ESPORTES

Ciclofaixa de Lazer da Paulista foi implantada pela Prefeitura no domingo (2/9)

02/09/2012

A Prefeitura de São Paulo entregou ao público neste domingo (2/9) a Ciclofaixa de Lazer Paulista. Com 5 km de extensão (2,5 Km em cada sentido), a nova pista vai funcionar nos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16 horas, ligando a rua da Consolação à praça Osvaldo Cruz, com ocupação da faixa junto ao canteiro ceLuiz Guadagnoli/Divulgaçãontral nos dois sentidos. Com isso, os paulistanos ganham mais uma opção de lazer, contando agora com 72km de ciclofaixas espalhadas pela cidade. Esse tipo de lazer tem se mostrado um completo sucesso de público, reunindo em média 100 mil pessoas a cada domingo. 

Para garantir maior conforto e segurança aos ciclistas, a Prefeitura implantou diversas alterações no trânsito da região durante os domingos e feriados nacionais. Para começar, a velocidade máxima permitida na via será reduzida dos  atuais 60km/h para 40km/h durante o horário de funcionamento da ciclofaixa. Além disso, a Rua Haddock Lobo, entre a Rua Luis Coelho e Avenida Paulista, será bloqueada, ficando liberado apenas o acesso local.  Os retornos existentes na Avenida Paulista, junto às ruas da Consolação e Bela Cintra, também serão bloqueados.

Os motoristas que se utilizam da Rua Haddock Lobo e pretendem seguir no sentido da Rua da Consolação, deverão utilizar as ruas Luis Coelho e Augusta (sentido bairro), além da Avenida Paulista (sentido Consolação). Os motoristas que querem seguir no sentido Jardins, também deverão utilizar as ruas Luis Coelho e Augusta (sentido bairro). Já os motoristas que se dirigem ao bairro do Paraíso, deverão utilizar as ruas Luis Coelho, Augusta (sentido centro), Peixoto Gomide e Avenida Paulista (sentido Paraíso). Para ajudar na orientação a CET colocou 40 operadores de trânsito e 68 monitores de travessia durante todos os dias do funcionamento da ciclofaixa.

Outra novidade é a implantação de uma sinalização semafórica específica para o ciclista no cruzamento da Avenida Paulista com Rua Haddock Lobo, com programação semafórica diferenciada, alternando o direito de passagem entre veículos motorizados e bicicletas. A medida visa garantir total segurança à circulação das bicicletas, evitando o entrelaçamento com o fluxo de veículos motorizados no trecho junto ao acesso do Túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo / Rebouças.

Por esta programação semafórica, os ciclistas deverão parar e aguardar junto ao semáforo, enquanto os veículos prosseguem em frente normalmente. Na fase seguinte será a vez dos veículos ficarem retidos pelo semáforo e os ciclistas seguirem em frente.  Portanto, esta situação exigirá maior atenção tanto dos ciclistas como dos motoristas, visto ser exceção quando comparada com os demais cruzamentos desta via.

Daqui a duas semanas, a Prefeitura irá estender a Ciclofaixa da Paulista até o centro antigo de São Paulo, onde entrará em operação a Ciclorrota Turístico-Cultural do Centro. A interligação será feita pela avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro e avenida Liberdade, chegando à Praça da Sé, onde o ciclista poderá circular em uma ciclorrota por locais que abrigam pontos históricos e turísticos do antigo centro paulistano, como a Catedral da Sé, o Páteo do Colégio e o Teatro Municipal. O Circuito será interligado à Ciclofaixa de Lazer Paulista através de trechos da Motofaixa Vergueiro/Liberdade, que, aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16 horas, serão tranformados em ciclofaixa, segregados por meio de cones.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar