ESPORTES

Aberta exposição sobre a vida de Ayrton Senna no metrô República

01/05/2012

A partir desta terça-feira (1/5) e até três de junho estará aberta a exposição “Senna Emotion” na estação República do Metrô. Dividida em seis grandes temas, que contemplam todas as fases da carreira do piloto brasileiro, a mostra ocupa 200 metros qDivulgaçãouadrados da estação. A exposição foi organizada pelo Instituto Ayrton Senna, e é gratuita para passageiros do Metrô. A mostra ficará aberta das 11h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Considerada pelo Instituto Ayrton Senna uma das exibições mais importantes já feitas sobre o corredor, a exposição destaca os episódios mais marcantes da trajetória do piloto, os bastidores da Fórmula 1, suas principais provas e a contribuição que ele deu ao esporte. A divisão dos setores alude às varias etapas de uma prova de automobilismo: Pole-position, largada, circuito, pit-stop, GP do Brasil, podium e legado.

Uma das maiores atrações fica no setor Pit Stop. Com uma tecnologia chamada 'video mapping'’, um equipamento que permite que o visitante acione um botão e veja um carro cenográfico se transformar nos carros das quatro equipes em que Senna correu na Fórmula 1: Toleman, Lotus, McLaren e Williams.

O espaço também abriga objetos do piloto, como o capacete usado na conquista do tricampeonato, em 1991, no circuito de Suzuka, no Japão. Na ala Pole Position, o público poderá conhecer detalhes da vida e da carreira do esportista, contados em vídeos por outros pilotos e personalidades do automobilismo. A escolha de cada depoimento é feita por gestos, à distância, por um sistema de sensores que captam os movimentos.

A mesma tecnologia está disponível na sala Circuito. Por meio de gestos, é acionado um livro que simula um álbum antigo de fotos, com o desempenho de Senna em todas as categorias em que correu.

Na sala GP Brasil, quem for à exibição poderá ver de perto o troféu da primeira vitória do ídolo no País, em 1991. O último espaço, Podium e Legado, dá ao público a chance de sentir o gostinho de ser campeão de Fórmula 1. Por meio da tecnologia de realidade aumentada, o troféu do GP Brasil aparece virtualmente nas mãos do visitante, que poderá fazer fotos e mandá-las por e-mail e compartilhá-las com amigos. Também será possível a todos gravar um depoimento em vídeo sobre Senna. Os melhores serão exibidos ao longo da própria exposição, ou no site do Instituto Ayrton Senna.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar