ESPORTES

Moema recebe rede de ciclovias

04/11/2011

Neste sábado (5), será inaugurada a Rede Cicloviária de Moema, na zona Sul, composta por 3,3 km de ciclovias e 6,5 km de rotas de bicicletas. Segundo a Prefeitura, o objetivo da rede é estimular o uso da bicicleta na região como meio de transporte cotidiano, oferecendo maior segurança ao ciclista através de faixas exclusivas para circulação.

A principal alteração realizada no sistema viário local será na Av. Iraí, que passa a ter sentido único de circulação no trecho entre a Al. dos Anapurus e a Al. dos Nhambiquaras. As novas ciclovias têm sentido único de direção e se estendem lateralmente entre a calçada e as vagas de Zona Azul, constituindo-se em projeto piloto na cidade e tendo como base experiências bem-sucedidas de outros países. Elas funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana, e foram concebidas para viagens diárias.

As ciclovias passarão pelas seguintes vias: Av. Rouxinol/Av. Aratãs, no trecho entre Rua Araguari e Al. Anapurus; Av. Pavão/Av. Iraí, no trecho entre Rua Araguari e Al. Anapurus; e Rua Araguari, entre Av. Pavão e Av. Rua Rouxinol.

Rota de Bicicleta

A Rota de Bicicleta será implantada de forma semelhante às implantadas no Brooklin e no Butantã, ou seja, os veículos irão compartilhar o espaço com as bicicletas, mas deverão ficar atentos às sinalizações horizontal e vertical implantadas no local. Esta nova rota passará ao longo da Al. dos Anapurus, Av. Aratãs, R. Inhambu, R. Canário, Av. Sábia e R. Dr. José Cândido de Souza.

Sinalização

De acordo com a Prefeitura, para os projetos da ciclovia e da rota de bicicleta, foram implantadas placas de advertência e regulamentação, sinalização, tachas refletivas e faixas de vinil com mensagens de orientação aos motoristas. As equipes operacionais da CET estarão sinalizando e orientando os motoristas quanto às alterações.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar