ESPORTES

Copa 2014: Fifa oficializa o jogo que abre o mundial em Itaquera

20/10/2011

Odebrecht/Divulgação

A Fifa oficializou nesta quinta-feira (21) que a abertura da Copa de 2014 será realizada no estádio de Itaquera, na zona leste de São Paulo. O anuncio foi feito hoje em Zurique, na Suíça, durante a divulgação da tabela completa da Copa 2014.

O evento terá início com uma partida entre a seleção brasileira e outra equipe, no dia 12 de junho de 2014, às 17h. Mesmo estando fora da Copa das Confederações, que será disputada no meio do ano de 2013, o estádio de Itaquera terá papel de destaque, e receberá seis jogos durante o evento, incluindo uma das semifinais. 

Antes ameaçada de ficar fora do evento, São Paulo foi prestigiada nas escolhas da entidade que rege o futebol e, além da abertura da Copa, sediará também o Congresso da Fifa e o seminário de árbitros.

O Itaquerão, apelido dado pelos torcedores para o futuro estádio do Corinthians, terá capacidade para 48 mil torcedores. No entanto, serão adicionados 20 mil assentos removíveis, ficando um total de 68 mil, já que a Fifa exige pelo menos 65 mil lugares para o local de abertura da Copa.

Orçado em R$ 820 milhões, o estádio terá uma linha de crédito de R$ 400 milhões do BNDES. De autoria do arquiteto Anibal Coutinho, o projeto prevê instalações para receber 32 Chefes de Estado, representantes dos países que irão disputar a Copa no Brasil, além de uma estrutura para o trabalho simultâneo de cinco mil jornalistas de todas as partes do mundo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar