ESPORTES

Conheça Queen, o ciclista do Jardim Três Marias

18/10/2011

Seu nome de batismo é Jocicleide Alves Maciel, mas no Jardim Três Marias, distrito Ponte Rasa, na zona Leste, e no mundo do ciclismo todos os conhecem como “Queen”. O apelido de infância nada tem a ver com a famosa banda de rock inglesa, mas sim pela grande semelhança física com o irmão Francisco, que já tinha esse apelido por razão desconhecida, mas também sem nenhuma relação com a banda liderada por Freddy Mercury. Mecânico de bicicletas, 37 anos, desde os 23 no ciclismo, Queen, tem no seu currículo resultados impressionantes para queFrancisco de Souzam entrou tardiamente num esporte de competição. Sua última conquista foi o primeiro lugar na categoria Mountain Bike, da tradicional Prova Ciclística 9 de Julho, disputada no autódromo de Interlagos.

“Em 92 comecei a trabalhar com bicicletas e fiz amizade com alguns ciclistas e sempre era convidado para assistir corridas. Em 97, comecei a disputar provas e não parei mais. Em 99, disputei minha primeira 9 de Julho, mas não cheguei a terminar. Paralelo a isso, treinava com amigos, inclusive, pegando estrada e viajando de bicicleta. Fui para Rancharia (interior do Estado), pedalando 520 quilômetros, 24 horas em cima de uma bike, parando só nas lojas de conveniência dos postos de gasolina para ir ao banheiro, beber água ou comer alguma coisa, foi o meu maior desafio até hoje”, lembra.

Como todo atleta de esporte amador, Queen passa por muita dificuldade para continuar competindo. O único apoio que tem é da NeoNutri, empresa que fornece gratuitamente seus suplementos alimentares, à base de carboidratos e proteínas. Uma saída encontrada para dividir o tempo de treinamento com sua carga horária de trabalho é se deslocar entre uma atividade e outra do seu dia a dia de bicicleta. “Levo e busco minhas filhas na escola, faço compra no supermercado, vou ao banco, correio, visito clientes, amigos e parentes de bicicleta. Inclusive, uso muito a ciclovia da Radial Leste, pena que ela só vai até o Tatuapé, quando preciso ir até o centro da cidade, entro na Radial e vou dividindo o espaço com os motoqueiros”, conta.

Além da Prova Ciclística 9 de Julho, o ciclista do Jardim Três Marias, que tem como ídolo no esporte, o americano Lance Armstrong, possui em sua coleção muitos troféus e medalhas conquistadas em outras importantes corridas: Volta do Grande ABC, em 2008; Copa Sundown, em 2008; Desafio da Serra de Campos do Jordão, em 2010; Copa Claro, 2010, Campos do Jordão/Campinas; Circuito Montanhês, Guarulhos/Mairiporã, em 2010; entre outras.

POR FRANCISCO DE SOUZA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar