ESPORTES

Museu do Futebol ultrapassa a marca de um milhão de visitantes

11/10/2011

Ao completar três anos, o Museu do Futebol, instalado no Estádio do Pacaembu, acaba de atingir a marca de um milhão de visitantes, com uma média de 1.500 pessoas por dia. Ambiente de referência quando se fala em acessibilidade em espaços públicos, o Museu vem colecionando ações pioneiras na área. Em 2011, por eDivulgaçãoxemplo, realizou a segunda edição do projeto Deficiente Residente, que levou duas pessoas com deficiência intelectual a residirem no local por três meses.

Além de uma equipe de pesquisa afiada, o Museu do Futebol conta com um núcleo educativo multidisciplinar de 18 profissionais. Nesses três anos, mais de 94.121 mil pessoas foram atendidas pelos educadores, que atuam na criação de jogos e atividades com o intuito de aprofundar o contato com o acervo, suscitar reflexões e incrementar o atendimento aos visitantes. O local agrada públicos de todas as idades.

Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol vem se consolidando em São Paulo como um espaço para eventos, grandes lançamentos e locações para filmagem, com utilização do auditório Armando Nogueira e o foyer externo do estádio. Recentemente, os ex-jogadores Ronaldo e Zico lançaram por lá a rede social Pnera.

A programação cultural do Museu do Futebol não para por aí e só vem crescendo a cada ano, que vai desde Cinema no Museu, Encontro de Colecionadores de Camisas, Torneio de Futebol de Botão até Oficinas de férias.

Só em 2010 foram realizados 25 programas abertos ao público e com entrada gratuita, ocupando 30% dos dias em que o Museu esteve aberto. Desde 2008, cinco exposições temporárias já passaram pelo Museu do Futebol. A mais recente, "Olhar com Outro Olhar", é uma iniciativa inédita de levar as pessoas com visão perfeita ao universo das pessoas cegas ou com baixa visão. Em 2010, pela primeira vez uma exposição do Museu do Futebol viajou para fora da cidade. "Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo" foi apresentada em Piracicaba e Praia Grande (SP).

Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n CEP 01234-010
Horário de funcionamento: das 9h às 18h
Entrada: R$ 6, sendo que estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada (R$ 3). Deficientes físicos não pagam.
*Todas as quintas a entrada é gratuita.
Tel: (11) 3664-3867
www.museudofutebol.org.br

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar