EDUCAÇÃO

Prefeitura inicia as obras de oito novos CEUs

14/12/2015

Fabio Arantes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de São Paulo iniciou na última semana as obras de construção de oito novos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Além do CEU São Miguel Paulista, também foram iniciadas as construções de dois novos equipamentos na zona norte, Freguesia do Ó e Parque Novo Mundo, e outros cinco também na região leste, Carrão/Tatuapé, José de Anchieta, José Bonifácio/São Pedro, Parque do Carmo e Vila Prudente. O investimento total nos equipamentos será de cerca de R$ 319,7 milhões e a expectativa é que todos sejam entregues em, no máximo, 12 meses. 

Todas as novas unidades do CEU contarão com um Centro Municipal de Educação Infantil Integrado (CEMEI), para atender mais de 500 alunos de zero a 6 anos, além de biblioteca, cine teatro, sala de música, estúdio de gravação e oficina digital. Além disso, na área de esportes, os equipamentos terão piscina semiolímpica coberta e aquecida, quadra poliesportiva e sala para atividades físicas. 

Os novos CEUS poderão contar ainda, de acordo com cada projeto, com chamados espaços multiuso, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que, por meio da UniCEU, oferece cursos gratuitos de Educação Superior, com especialização, aperfeiçoamento, licenciatura e bacharelado. Desde o início da gestão, a Prefeitura já criou 31 polos da UAB nos CEUSs já existentes – além de um que funciona em uma EMEF. 

Outras unidades

Além do início dos oito novos equipamentos, no último dia 2 foi publicada no Diário Oficial da Cidade (DOC) a abertura da licitação comercial para construção de outros seis Territórios CEUs, sendo três na zona norte –Pinheirinho D’ Água, Taipas, Joamar/Tremembé–, dois na zona sul –Campo Limpo/Piracuama, Grajaú/Petrolina–, além de um na zona leste, na Cidade Tiradentes. O prazo para consultas foi iniciado no dia 4, e os vencedores da licitação serão conhecidos no dia 11 de janeiro de 2016. O edital está dividido em três lotes com duas unidades cada. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2016.

Outras cinco unidades do CEU estão na finalização dos projetos. São eles: Imperador/Sapopemba, Ermelino Matarazzo, Cidade Líder, Fernão Dias/Vila Medeiros e Santo Amaro. Duas outras unidades estão em fase de definição de terrenos: Água Branca, na zona oeste, e Cidade Ademar, na zona sul. Atualmente, a cidade conta com 46 CEUs, espalhados por todas as regiões. O Programa de Metas 2013-2016 prevê a construção de 20 novos equipamentos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar