DIVERSÃO

Ciclovia na Paulista é inaugurada

29/06/2015

André Tambucci

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ciclovia da avenida Paulista foi inaugurada neste domingo com bicicletas, grupos a pé e com protestos contra o prefeito Fernando Haddad. A via ficou fechada durante boa parte do dia, das 10h às 17h. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas foram pedalar na Paulista neste domingo.

A nova via exclusiva para bicicletas tem 2,7 quilômetros de extensão, da Praça Oswaldo Cruz à Avenida Angélica, e custou R$ 12,2 milhões.

Os protestos enfrentados por Haddad no evento não foram direcionados exatamente à inauguração da ciclovia, e sim contra as denúncias de corrupção envolvendo o partido do prefeito, o PT, com os desdobramentos da operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras. 

 

André TambucciNa ocasião, Haddad destacou a importância do trecho recém-inaugurado. “Isso aqui não é uma política partidária, não é uma política de governo. É uma política que deveria ser abraçada por todos os partidos, por todos os governos, para que pedestres e ciclistas tivessem o seu espaço garantido, além do transporte público. É importante para a cidade também pelo simbolismo. O principal cartão postal da América Latina agora tem um marco, que é a malha cicloviária”, declarou.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, voltou a citar a possibilidade de fechar à Paulista ao trânsito de veículo aos domingos. “Seria bom fazer da Paulista, aos domingos, um grande parque, onde as pessoas pudessem passear com tranquilidade, com segurança. Do ponto de vista da circulação viária, não há dificuldade nenhuma. Eu conversei com a área técnica da CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] e eles conseguem montar uma operação especial para acesso aos hospitais. Para os moradores, a gente consegue dar uma autorização especial e o mesmo para a área de comércio, os hotéis. Para os shoppings, tem alternativas nas vias paralelas. Nós estamos estudando tecnicamente. Não estaríamos reinventando a roda, em todos os lugares do mundo isso acontece. Está em teste”, destacou.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar