DIVERSÃO

Mostra de clássicas e inesquecíveis fotos no Instituto Moreira Salles

01/10/2011

Uma mostra com 100 imagens dos mais renomados fotógrafos de todos os tempos pode ser vista gratuitamente até o fim de novembro no Instituto Moreira Salles, em Higienópolis. Trata-se da exposição “Extremos”, que reúne fotos históricas de geniais fotógrafos como Henri Cartier-Bresson e Robert Alberto Ferreira/ExtremosFrank. As 100 imagens foram selecionadas em meio às mais de 25.000 do acervo da Maison Européenne de la Photographie, de Paris, e representa o que de mais expressivo foi feito nos últimos 100 anos.

Há uma infinidade de retratos clássicos que mostram o corpo humano por Robert Mapplethorpe até o glamour de Marilym Monroe pela lente de Richard Avedon. Há também o registro histórico da segregação racial nos Estados Unidos no meio do século passado, com a famosa foto de um negro tomando água na pia destinada a eles tendo ao lado um bebedouro reservado aos brancos. A foto foi feita na Carolina do Norte e é de Elliott Erwitt.

Não falta na mostra as imagens de guerra, como a fumaça da bomba de Hiroshima que aparece na obra do sargento George Robert Caron. O brasileiro Sebastião Salgado está representado, com uma imagem de um homem, protegido por um spray químico, próximo a uma explosão gigantesca num campo petrolífero no Kuwait. Outros brasileiros estão na mostra, como Alberto Ferreira, com a clássica e imortalizada imagem da bicicleta dada por Pelé num jogo da seleção brasileira contra a Bélgica, em 1965, no Maracanã. 

Serviço:
Extremos
Instituto Moreira Salles
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
De terça a sexta, das 13h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 13h às 18h
Grátis
Até 27 de novembro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar