AUTORES

Artigo escrito por Rubens Figueiredo

Rubens Figueiredo é diretor do CEPAC, consultor político pós-graduado em Ciência Política pela USP, associado à World Association for Public Opinion Research (WAPOR), fundador e diretor executivo da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP)e integrante do Centro de Estudos de Opinião Pública da UNICAMP.

O sistema político e o Zepelim 06/02/2018 Na música de Chico Buarque, a prostituta Geni, apedrejada e vilipendiada por todos, salva a cidade ao dormir com o comandante do Zepelim.

A morte do ministro e as teorias conspiratórias 23/01/2017 O Supremo tem uma dinâmica que circunscreve a liberdade das iniciativas individuais a determinados parâmetros. Acima de tudo, os ministros lá estão para aplicar a lei sob intensa vigilância da sociedade.

O fenômeno Temer 27/12/2016 É simplesmente admirável que o presidente Michel Temer, com toda sua limitação para ser um pop star da política e frente a tantas dificuldades, tenha conseguido, até agora, um desempenho espetacular.

Enfrentemos as bandeiras vermelhas 31/10/2016 O embate obtuso entre uma esquerda ultrapassada e fanática e uma postura liberal cheia de si, que se acovarda diante da necessidade de convencer a sociedade sobre a superioridade das suas convicções, nos levará a um impasse perigosíssimo.

Reflexos nacionais da eleição municipal 07/10/2016 O quadro é favorável aos partidos de centro direita que transmitem para a sociedade, de alguma maneira, a possibilidade de políticas alternativas às efetivadas pelo petismo decadente.

A política sem políticos 24/05/2016 Do mesmo jeito que não existe futebol sem jogadores de futebol, medicina sem médicos e atletismo sem atletas, não existe política sem políticos. Analisar a realidade do país na base do “ninguém presta” não leva a nada.

As difíceis eleições de 2016 21/10/2015 Tudo indica que teremos uma campanha “engessada”: pouco tempo e pouco dinheiro. Com uma opinião pública irritada, escaldada pela sucessão interminável de escândalos.

Instituições hiperativas 13/07/2015 Executivo, Legislativo e Judiciário estão em hiperatividade e numa espécie de busca de “pole position” na corrida da resolução da crise.

Reformando e deformando 26/06/2015 Após 30 anos de discussões sobre o aperfeiçoar do sistema político nacional, audiências públicas, livros editados, milhares de entrevistas, artigos e reportagens sobre o tema, as mudanças propostas ficaram muito aquém da expectativa.

O carimbador maluco 19/02/2015 Pesquisa realizada pelo Ibope, em 2013, mostrou que 80% dos brasileiros acham o Brasil um país burocratizado e 76% entendem que esse fato aumenta o preço dos serviços e dos produtos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar