AMBIENTE

São Paulo registra o quinto janeiro mais chuvoso em 74 anos, diz Inmet

24/01/2017

Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o volume de chuvas registrado na cidade de São Paulo, o mês de janeiro já é considerado o quinto mais chuvoso dos últimos 74 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A precipitação foi 424,2 milímetros (mm) nos primeiros 23 dias do mês. O último recorde para janeiro foi observado em 2011, quando choveu 493,7 mm.

Segundo Ernesto Alvim, meteorologista do Inmet, as fortes chuvas são provocadas pela zona de convergência do Atlântico Sul sobre São Paulo, que carrega a umidade trazida da Amazônia. A previsão para os próximos dias, portanto, é mais chuvas.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, há indicações de volumes expressivos de precipitação entre a próxima quinta-feira (26) e o sábado (28) por conta da passagem de uma frente fria e de áreas de instabilidade sobre o estado paulista.

Na quarta-feira (25), o CGE prevê manhã com muitas nuvens e aberturas de sol. No decorrer da tarde, as instabilidades ganham força e há potencial para chuvas fortes e descargas elétricas. Mínima de 20°C e máxima de 30°C, com taxas de umidade do ar entre 45% e 90%.

A quinta-feira (26) será marcada por muitas nuvens e curtos períodos de sol. A temperatura já não sobe tanto, com máxima prevista de 27°C. Os índices de umidade seguem elevados, com os menores valores acima dos 52%. Volta a chover entre a tarde e a noite de forma localizada e com até forte intensidade. Há risco para formação de alagamentos e potencial para escorregamentos em áreas de encostas. (com informações da Agência Brasil)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
NOME: EMAIL:
Enviar